30 Junho 2019 - A composição dos sumos de fruta 100%

No que se refere a aconselhamento alimentar, a tarefa pode ser hercúlea – todos os dias nascem milhares de novos mitos. É frequente alimentos que hoje são aliados absolutos da saúde amanhã serem alvos a abater. E alimentos que eram vistos como veneno há um ano, demonstrarem hoje benefícios fundamentais na prevenção da doença e melhoria da saúde geral do ser humano. É este o caso, por exemplo, dos sumos de fruta 100% - que nos últimos anos têm sido alvo de milhares de afirmações contraditórias, relativas aos seus benefícios ou malefícios.

De forma a explorar a forma como os profissionais de saúde percecionam os sumos de fruta 100% e o seu papel na alimentação foi desenvolvido estudo (1) pan-europeu, cujos resultados são agora conhecidos. O estudo envolveu 2099 profissionais de saúde, como médicos de Medicina Geral e Familiar, Pediatras, Nutricionistas e Dietistas, de 14 países europeus, incluindo Portugal. As conclusões são algo surpreendentes, revelando equívocos sobre o valor nutricional dos sumos de fruta e o impacto do processamento no seu conteúdo vitamínico junto destes profissionais. 

Novos dados têm vindo a confirmar que a matriz de nutrientes do sumo de laranja 100% é bastante rica. O sumo é composto por vitaminas e minerais, assim como por compostos bioativos de plantas, como a hesperidina. Esta composição nutricional dá suporte a vários aspetos do bem estar e saúde, incluindo a função vascular e a pressão arterial. A este propósito, é importante revisitarmos o e-book “Sumos de fruta 100%: uma abordagem técnica e nutricional" da Associação Portuguesa de Nutrição, com o apoio do programa Fruit Juice Matters, que incide sobre o tema dos sumos 100%, a sua composição, o processo de produção e as formas de consumo numa alimentação saudável.

Fruitjuicematters

A tabela acima, que pode ser consultada em detalhe no ebook, confirma ainda que, em média, um copo pequeno (125 ml) de sumo de laranja fornece 51,3 mg de vitamina C, que é mais de 60% do Valor Diário de Referência de Nutrientes (VDR), a quantidade diária recomendada. Esta porção fornece ainda valores do VDR para o folato e do VDR para o potássio supeiores a 7,5%. Significa isso que o sumo de laranja 100% contém quantidades suficientes de vitamina C, folato e potássio (≥ 7,5% de VDR por 100ml) para permitir que as alegações nutricionais sejam feitas.

(1) Ruxton C (2018) What do Europe’s health professionals think about fruit juice? CN Focus 10: 36-38.