Como o sumo de fruta é feito

Como é feito o sumo 100% de laranja? Not from concentrate

Pomar

Fruta é colhida da árvore para produzir o sumo 100% fruta
A fruta é rapidamente processada para preservar as suas vitaminas e propriedades nutricionais
A pasteurização mantém o sumo 100% fruta fresco por mais tempo
Não Pasteurizado
Sumo 100% fruta NFC para ser consumido no mesmo dia
Pasteurizado
Sumo NFC
As embalagens como os cartões de longa duração ajudam a manter o sabor e as propriedades nutricionais do sumo, protegendo-o da luz e do ar.
O sumo 100% fruta é apenas fruta espremida 
O sumo 100% fruta não tem açúcares adicionados e conservantes
Beber sumo 100% fruta é uma opção para aumentar a ingestão recomendada de fruta e beneficiar a saúde

*Sem concentrados    Esta informação é dirigida para profissionais da saúde num contexto não-comercial. Não é destinada a consumidores. A AIJN - Associação Europeia de Sumos de Fruta não se responsabiliza se esta informação é utilizada ou apresentada com fins promocionais ou comerciais. 

O processo por trás da produção do sumo de fruta depende se o sumo de fruta é "concentrado" ou "não concentrado". Vejamos o sumo de laranja como exemplo: 

Não concentrado

Tal como acontece com todos os sumos de fruta, a história do sumo de laranja começa nos pomares, onde a fruta é cultivada. Os produtores locais cultivam laranjas até estas estarem maduras e prontas para serem colhidas manualmente. Uma vez colhida, a fruta madura vai direta para a fábrica onde é inspecionada - apenas as laranjas maduras são selecionadas para o sumo de laranja. O processo de inspeção é rápido para garantir que a fruta retém todas as suas vitaminas e nutrientes naturais. Na colheita, as laranjas são lavadas antes de serem espremidas.

Após espremido, o sumo de laranja é rapidamente pasteurizado. Isso mantém o sumo fresco por mais tempo e é uma abordagem amplamente aceite que protege os seus nutrientes naturais e mantém a qualidade elevada.

Concentrado

Neste caso, o processo tem mais algumas fases. Dependendo da técnica, o sumo é aquecido por vapor e a água no sumo evapora, ou é "ultra-filtrado" e então concentrado através de uma técnica de osmose invertida. Assim se obtém o sumo concentrado. Depois, a água é resposta de volta ao concentrado. Finalmente, o sumo é pasteurizado antes de embalar.

Independentemente do método utilizado, os produtores de sumos de fruta garantem a manutenção dos benefícios naturais da fruta e as qualidades da fruta inteira utilizada na produção do sumo. O sumo não concentrado e o sumo concentrado utilizam matérias-primas frescas com os mesmos padrões de qualidade e exigência, e ambos são considerados (conforme definição da Comissão Europeia) como fruta minimamente processada. Após o processamento, o sumo de fruta é embalado de uma forma que ajuda a proteger os seus nutrientes naturais e a sua qualidade.

Título de Artigo