A frutose e o sumo 100% fruta

‘Açúcares’ é o nome do grupo para glicose, frutose, lactose e sacarose. Todas as frutas contêm naturalmente açúcares, incluindo frutose, razão pela qual este tipo de açúcar é encontrado em sumos 100% fruta. A quantidade de frutose nos sumos de frutas varia de 0,5 a 7g por 100g e é semelhante ao que você teria por 100g no fruto inteiro. Um copo de 200ml de sumo de laranja fornece cerca de 6g de frutose, que está muito abaixo dos níveis considerados prejudiciais à saúde.

Metabolismo da frutose

Ao contrário da glicose, a absorção de frutose no intestino não requer libertação de insulina. É completamente metabolizada no fígado, onde é rapidamente decomposta na via glicolítica e depois no ciclo de Krebs. Qualquer excesso de energia da frutose (como acontece com outros açúcares) pode ser convertido em glicogénio, lactato e ácidos gordos.

Teor de frutose em frutas inteiras e sumos

O teor de frutose de uma porção de fruta pode variar significativamente, dependendo do tipo de fruta, bem como do tratamento pré e pós-colheita. Em média, uma porção de fruta contém cerca de 6g de frutose, o que é similar à que existe numa porção de sumo 100% fruta. O teor de frutose é menor nos frutos cítricos (0,5-2 g / 100g) e no abacaxi (2g / 100g) e maior nas maçãs e nas peras (mais de 6g / 100g); essas diferenças são refletidas nos respectivos sumos de frutas. Se o componente frutose da sacarose (glicose + frutose) também for levado em conta, a quantidade de frutose numa porção da fruta varia de 1 a 6g para frutas cítricas, cerca de 7g para abacaxi e 10g para maçãs e peras, enquanto que em sumos de frutas o teor de frutose é de 1 a 6 g para frutas cítricas e de 11 a 15 g para sucos de abacaxi, maçã e pêra. Esses dados de composição traduzem-se numa contribuição de energia de frutose que varia de 0,2 a 2% para frutas e 0,2 a 3,1% para sumos 100% fruta, para uma ingestão de referência de 2000 kcal / dia.

Consumo de frutose nos sumos de frutas

Com base nos dados da investigação da INRAN-SCAI em 2005, muito pouca frutose é consumida a partir dos sumos de frutas, e as ingestões são comparáveis ou menores que a contribuição da frutose de frutas inteiras. Com base nos dados médios de consumo de sumo de frutas em 46 países diferentes, foi relatada uma ingestão média de 1,5g de frutose a partir de sumos de frutas, o que corresponde a menos de 0,5% do total de calorias em uma dieta de 2.000 kcal.

Potenciais efeitos metabólicos adversos

Nos últimos anos, a atenção concentrou-se nas possíveis relações entre açúcares excessivos na dieta, em particular a frutose, e os dramáticos aumentos na obesidade, diabetes, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

Os mecanismos tipicamente propostos para efeitos metabólicos adversos estão relacionados com o desencadeamento da lipogénese hepática de novo, à promoção da resistência à insulina hepática e extra-hepática, à hiperuricemia e ao stress oxidativo. Uma metanálise recente considerou os efeitos de elevadas doses de frutose nos triglicerídeos pós-prandiais. Nos ensaios em que foram consumidas calorias em excesso (dietas hipercalóricas), houve um aumento significativo da triglicéride em comparação com uma dieta básica (nestes ensaios, a ingestão de frutose foi de cerca de 175 g / dia, equivalente a 25% de excesso de energia). No entanto, nos ensaios em que as calorias estavam equilibradas (dietas isocalóricas) não foram observados efeitos significativos (ingestão média de frutose <20% da energia diária). Isso sugere que a questão dos elevados níveis de lipídios pós-prandiais é causada pelo excesso de calorias, e não pela frutose especificamente.

Nem a frutose parece causar aumento de peso ao substituir outros açúcares em quantidades isocalóricas, embora o consumo de elevadas doses, possa contribuir para o consumo excessivo de calorias, e a um aumento do peso corporal. Evidências mostraram que a administração de pequenas doses de frutose (<10g em uma refeição) atenua a resposta glicémica à carga de glicose em 14%, nas pessoas com diabetes tipo 2, e em 19% nos indivíduos saudáveis. É provável que a adição de frutose à dieta promova a tolerância à glicose, desencadeando a captação líquida de glicose pelo fígado.

Uma meta-análise de 2012 não encontrou aumento na pressão arterial sistólica ou diastólica associada ao elevado consumo de frutose. Um relatório de um grupo de especialistas em carboidratos, no Reino Unido, não encontrou evidências consistentes que sugiram efeitos metabólicos adversos da frutose. Também salientou que o xarope de milho rico em frutose, muito difamado como adoçante nos EUA, não costuma estar disponível na Europa devido a quotas estritas.


Conclusão:

O teor de frutose do sumo 100% fruta é semelhante ao teor de frutose do fruto do qual foi feito. As pessoas obtêm mais frutose a partir das frutas inteiras do que a partir de sumos 100% fruta. Estudos que analisam o impacto da frutose na saúde não encontraram evidências consistentes que comprovem quaisquer danos, quando a ingestão de energia está em equilíbrio com o gasto e a frutose provém de fontes naturais.

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