Menor Índice de Massa Corporal associado aos sumos de frutas e a outros fatores de estilo de vida saudável

Um estudo observacional realizado recentemente concluiu que o consumo de sumos de fruta 100% aparece estatisticamente associado a um menor índice de massa corporal. O estudo Food4Me, conduzido em sete países europeus, envolveu dados de 1441 adultos europeus que responderam a um questionário de frequência alimentar para avaliar os seus hábitos alimentares incluindo o consumo de bebidas.

Os resultados mostraram que o consumo de sumos de fruta, juntamente com outros fatores, como comer peixe gordo, gordura polinsaturada, frutos secos, laticínios, cereais integrais e mais fibras, frutas e legumes, foram significativamente associados a um menor índice de massa corporal. Outros fatores, como o tempo de sedentarismo, foram associados a um maior índice de massa corporal.

Estes resultados destacam a importância da matriz global, de alimentação e estilo de vida, no controlo de peso. Beber sumos de fruta parece ser parte de um padrão alimentar favorável que ajuda, ao invés de dificultar, a manutenção de um peso saudável.

Título de Artigo
[1] Celis-Morales C et al. (2017)

Correlates of overall and central obesity in adults from seven European countries Findings from the Food4Me Study. Eur J Clin Nutr.